INSS enviará carta aos segurados que tiverem direito à revisão dos benefícios por incapacidade

6 de agosto de 2012 | Postado por Previdencia em Áudios | Notícias

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem benefícios por incapacidade (aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e pensão por morte) não devem procurar as Agências da Previdência Social para solicitar a revisão determinada pela Justiça (Ação Civil Publica nº 0002320-59.5012.403.6183/SP). Também não devem procurar o atendimento eletrônico do Instituto, pois os procedimentos para aqueles que fazem jus à revisão serão automáticos.

Os segurados que têm direito ao reajuste ou a valores atrasados receberão uma carta em suas residências informando a data e o valor a ser pago. O INSS ainda está estudando o prazo para o envio dessas cartas, que ocorrerá provavelmente a partir de janeiro de 2013.

Quem tem direito – Os beneficiários que têm direito à revisão são aqueles cujos benefícios por incapacidade foram concedidos entre 1999 e 2009. É que, na época, o valor dos benefícios foi calculado levando em conta 100% dos salários de contribuição, quando o certo seria 80% dos maiores salários de contribuição, ou seja, foram considerados os 20% menores salários de contribuição.

Essa forma de calcular o valor do benefício prejudicou alguns segurados, principalmente aqueles que tinham menos de 144 contribuições de julho de 1994 à data da concessão do benefício.

Os segurados que tiverem alguma dúvida podem ligar na Central 135.

Informações para a imprensa
Adriana Nasser e Vanessa Marques
Assessoria de Comunicação Social do INSS
(61) 3313-4542

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Tempo de áudio – 38seg

 LOC/REPÓRTER: Os segurados da Previdência Social que terão os seus benefícios por incapacidade revisados serão notificados pelo INSS. O instituto irá enviar, a partir de janeiro de 2013, uma carta para quem tem direito à revisão. Os segurados não devem procurar agências da Previdência Social, nem o atendimento eletrônico do INSS, pois o direito à revisão será reconhecido automaticamente.  Os benefícios por incapacidade que serão revisados são aqueles concedidos entre 1999 e 2009.

De Brasília, Rafael Toscano

 

Print Friendly
Be Sociable, Share!

Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0 You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>